Em todo o mundo milhões de pessoas colecionam os mais variados objectos. O que as motiva? Numa primeira análise poderíamos dizer que o ato de colecionar se resume a um entretenimento, um "hobby", um passatempo... Mas ao aprofundar podemos perceber que esta actividade envolve o colecionador, motiva-o a descobrir e a querer saber mais sobre o tema da coleção. Cria a ansiedade por a terminar, e no fim, de a guardar com estima para mais tarde poder consultá-la e recordar.
Ao longo da história, pessoas de diferentes épocas e locais do mundo preocuparam-se em colecionar e guardar objetos. Se tal não tivesse acontecido, não teríamos hoje o conhecimento real e material do nosso passado. Acervos de grande importância, particulares e públicos, guardados em museus, arquivos, etc., tiveram início na sua maioria desta forma.
Apesar dos meios de entretenimento modernos, que são muito atrativos, e que nos são disponibilizados pela Internet, aplicações de telemóvel, etc., o desejo de colecionar jamais se perderá. Este exerce nas pessoas uma atração irresistível por tocar, admirar, guardar e completar. Quase todas as pessoas, pelo menos uma vez, já passaram pela experiência de colecionar. E por mais breve que esta experiência tenha sido, recebe uma consideração da atenção, reconhecimento, estima, saudade e, mesmo, de admiração pelo que foi feito.
Para entender a importância do colecionismo, vários países no passado introduziram nos programas curriculares das suas escolas a filatelia (colecionismo de selos de correio), devido à importância didática, histórica e cultural. A filatelia, em particular a temática, promove e ajuda a atingir e a superar objetivos pedagógicos, por proporcionar aos envolvidos actividade e dinâmica em torno de um tema.
A colecção A caderneta dos Santos tem a virtude de explorar todos estes benefícios aportando aos seus coleccionadores uma forte componente histórica, cultural, religiosa e popular, quase inédita, de forma lúdica e divertida.
Ao se manipularem as imagens dos Santos, ao colar os cromos na caderneta verificando o grupo em que se inserem e ao consultar a respetiva nota biográfica, o colecionador revê, insistentemente, a mesma imagem e a sua história. Com isto, além da memorização, vê a sua atenção despertada para a personagem ilustrada e para os feitos da sua vida (que até mereceu um cromo autocolante) e poderá suscitar a curiosidade em saber mais.
Também são desenvolvidas a observação, a atenção e a paciência, tão necessárias para o estudo em profundidade de um tema.
Ainda, esta coleção reúne as condições para proporcionar a interação entre os vários membros da família e da turma de catequese/escola, promovendo a colaboração e partilha em torno de um objetivo comum.
Pode por isso ser utilizada como uma ferramenta pedagógica atrativa e motivadora no âmbito da formação religiosa designadamente nas catequeses paroquiais e disciplinas de religião.
(Partes deste texto são da autoria de Geraldo de Andrade Ribeiro Jr., filatelista desde 1959 e Presidente da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo e Coordenador do Centro de Memória Filatélica do IHGSP)
A caderneta dos Santos pode ajudar a cumprir objectivos específicos para as catequeses, porque:
Pe. Mário Rui LealA caderneta dos Santos é uma divertida coleção de cromos e uma ferramenta didática de aprendizagem e de apostolado nas aulas de catequese.
|
|
Pe. Duarte Andrade e SousaFoi com muita alegria e expectativa que acolhi na nossa paróquia a iniciativa da Caderneta dos Santos. Agradou-me a ideia dos seus criadores, a qualidade do conteúdo e a beleza das ilustrações. É mais um óptimo exemplo da importância que os leigos têm como evangelizadores no meio do mundo e com uma linguagem actual, ao por os seus dons a render, de forma profissional e competente.
|
|
Pe. Flávio MartinsBem haja por esta excelente iniciativa. De outra forma simples, mas bela e profunda, deu-se a conhecer os "heróis" da Fé, os Santos de Deus. Há que continuar.
|
|
Catequista Ana Teresa FonsecaA caderneta dos Santos foi fonte de animação no final dos encontros de catequese (em que se faziam as trocas). Teve adesão principalmente pelas crianças mas também houve adultos a fazer a colecção. É uma boa maneira de divulgar os bons e variados exemplos de vida que os Santos são.
|
|
Catequista Cristina SerraEu gostei imenso da caderneta. Acho que estava bastante bem feita, os desenhos em particular. O pequeno resumo no final de cada santo era muito útil. Os miúdos estavam mesmo animados para completar. Gostei particularmente dos Santos portugueses e dos anjos. Que não é muito comum.
|
|
Catequista Rita RochaA caderneta dos cromos dos santos foi um sucesso durante a catequese deste ano (2º catecismo). As crianças gostam muito de coleções de cromos; procuram os seus santos onomásticos e depois os dos pais, irmãos,…; a meio da coleção já conversavam entre eles sobre a vida dos santos comparando-as, escolhendo os "melhores", perguntando aos catequistas mais informações sobre as suas vidas e também querendo conhecer outros santos que não estão na caderneta. Os santos tornaram-se próximos! Os pais elogiaram a ideia da coleção e também a boa qualidade dos materiais porque resiste ao manuseamento. :D
|
|
Catequista Maria Celina Pinheiro de AlmeidaO tema da Catequese da Paróquia de São Francisco Xavier em 2018/2019 foi a santidade, pelo que fez todo o sentido adoptar a Caderneta dos Santos como material auxiliar para o desenvolvimento do tema.
|
|
Catequista Isabel MúriasFoi com grande alegria que tomei conhecimento que estavam a divulgar cadernetas de Santos em autocolantes com um breve resumo da vida de cada um. O nosso Prior divulgou com um grande empenho e entusiasmo estas cadernetas destinadas a crianças que não só têm a melhor qualidade de texto, como de imagem e de cor. Começou por suscitar uma grande curiosidade nas crianças e depois nos adultos. As nossas crianças da catequese dos Jerónimos e outras crianças que vão às Missas na Igreja dos Jerónimos tiveram o privilégio de ter à sua disposição as cadernetas e os cromos com as imagens dos Santos e alguns com a ajuda dos seus catequistas e outras sozinhas entusiasmaram-se imenso a completar a caderneta em tudo igual às outras cadernetas (aquisição de cromos, troca de cromos, participação de familiares e amigos) com um tema totalmente original (a partir de um cromo e um pequeno texto estavam criadas as condições para um conhecimento mais aprofundado da vida do Santo com a fé). É muito importante termos católicos preocupados em chegar aos meninos de uma maneira actualizada à época e fora da internet. Vão também adquirindo hábitos de leitura. É muito bom!
|
|
Filipa Azevedo NevesAo fazer a caderneta dos santos, a minha filha de 9 anos (e por “contágio” a mais pequena de 5 anos) conheceu melhor a vida de tantos Santos! Ver os desenhos das suas caras e as suas particularidades, conhecer pormenores das suas vidas foi entusiasmante. Todos os dias ao jantar havia uma nova história para contar de um novo santo. Conhecia os Santos todos pelas imagens (que estavam magníficos). Obrigada pela iniciativa!
|
|
Maria e Nuno RodriguesA caderneta dos Santos parece-nos uma excelente iniciativa para dar a conhecer essa enorme riqueza da Igreja Católica que são os Santos, os maiores exemplos de virtude e fé que uma pessoa pode ter! No entanto, conhecer um tão vasto número destes grandes homens e mulheres, é por vezes difícil. Esta caderneta vem ajudar - e muito - a forma como nos familiarizamos com estes Santos, feito de uma forma lúdica mas muito bem organizada, envolvendo toda a família e amigos assim como toda a comunidade paroquial.
|